UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO COM ABORDAGEM CTS: O USO DE CELULARES NAS CADEIAS DO BRASIL
A CONSTRUÇÃO DE MODELOS DIDÁTICOS: ENSINANDO MEIOSE NA DISCIPLINA DE BIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO
INTERDISCIPLINARIDADE
E CIÊNCIA FORENSE NA PERSPECTIVA DO ENSINO DE QUÍMICA: UM ESTUDO
DE CASO
É de considerável importância que o Ensino de Ciências seja contextualizado possibilitando o estudante atuar como sujeito do seu próprio aprendizado, buscando uma formação crítica e atuante na sociedade em que vive. Sabendo disso, muitas vezes um ensino significativo supera os conhecimentos específicos de uma disciplina e é nesse ponto que surge a interdisciplinaridade como ferramenta integradora, tratando a ciência como algo desfragmentado para explicar fenômenos, transformações e fatos do cotidiano. Sendo assim, propôs-se um estudo de caso voltado para a investigação criminal envolvendo os conhecimentos de Química, Física, Biologia e Língua Portuguesa. O estudo contempla cinco etapas com aulas experimentais, teóricas contextualizadas, exercícios avaliativos e análise de um problema, neste caso uma cena do crime. Tal proposta se mostrou eficaz no ensino das ciências supracitadas desenvolvendo nos estudantes habilidades além da aprendizagem dos conhecimentos de cada disciplina, como o desenvolvimento de uma postura crítica e uma conduta cidadã.
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