ANÁLISE SOBRE O "POEMA DE SER OU NÃO SER" E SUAS POTENCIALIDADES DIDÁTICAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS/FÍSICA

UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO COM ABORDAGEM CTS: O USO DE CELULARES NAS CADEIAS DO BRASIL

A CONSTRUÇÃO DE MODELOS DIDÁTICOS: ENSINANDO MEIOSE NA DISCIPLINA DE BIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO

SERES VIVOS OU ELEMENTOS NÃO-VIVOS? CONCEPÇÕES DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL, ANTES E APÓS INTERVENÇÃO DIDÁTICA

INTERDISCIPLINARIDADE E CIÊNCIA FORENSE NA PERSPECTIVA DO ENSINO DE QUÍMICA: UM ESTUDO DE CASO

Nesta pesquisa apresentamos a implementação de uma sequência de ensino com a abordagem CTS e o método de Estudo de Caso em uma turma do ensino médio integrado ao curso técnico em Informática de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. Nesta sequência o estudo de caso tem como tema: o uso indiscriminado de celulares em cadeias do Brasil e objetiva contribuir com a aprendizagem de conceitos científicos relacionados as ondas eletromagnéticas e com a formação cidadã dos estudantes. Durante o desenvolvimento do caso, foi tratado o conteúdo de ondas eletromagnéticas, realizado experimento e pesquisas sobre bloqueadores de celulares em cadeias do Brasil e de outros países. A partir das análises, foi possível perceber que os estudantes compreenderam os conceitos científicos estudados e também identificaram e discutiram a respeito de questões sociais, econômicas e políticas que se referem ao uso indiscriminado de celulares nas cadeias do Brasil.

home