UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO COM ABORDAGEM CTS: O USO DE CELULARES NAS CADEIAS DO BRASIL
A CONSTRUÇÃO DE MODELOS DIDÁTICOS: ENSINANDO MEIOSE NA DISCIPLINA DE BIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO
INTERDISCIPLINARIDADE E CIÊNCIA FORENSE NA PERSPECTIVA DO ENSINO DE QUÍMICA: UM ESTUDO DE CASO
A utilização de metodologias diferenciadas para o ensino e aprendizagem de conceitos abstratos envolvendo os processos da divisão celular - um dos conteúdos programáticos das escolas - é importante para auxiliar a sanar as dificuldades encontradas por professores e alunos durante essas práticas e ressignificar a aprendizagem destes. Este artigo relata a construção de modelos didáticos realizada durante a disciplina de Estágio Curricular Supervisionado IV: Biologia no Ensino Médio e analisa sua contribuição para a aprendizagem dos alunos. A temática da aula ministrada foi a meiose, trabalhada, num primeiro momento, através do formato expositivo-dialogado e exercícios. Posteriormente, foi realizada a atividade de construção dos modelos didáticos das etapas da meiose, com massa de modelar. Acreditamos que a prática tenha facilitado a exposição da temática para os alunos, estimulando uma maior interação na aula e, segundo seus relatos, fazendo com que conseguissem compreender melhor os conceitos da meiose.
![]() |
![]() |
![]() |