ANÁLISE SOBRE O "POEMA DE
SER OU NÃO SER" E SUAS POTENCIALIDADES DIDÁTICAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS/FÍSICA

UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO COM ABORDAGEM CTS: O USO DE CELULARES NAS CADEIAS DO BRASIL

A CONSTRUÇÃO DE MODELOS DIDÁTICOS: ENSINANDO MEIOSE NA DISCIPLINA DE BIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO

SERES VIVOS OU ELEMENTOS NÃO-VIVOS? CONCEPÇÕES DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL, ANTES E APÓS INTERVENÇÃO DIDÁTICA

INTERDISCIPLINARIDADE E CIÊNCIA FORENSE NA PERSPECTIVA DO ENSINO DE QUÍMICA: UM ESTUDO DE CASO

No presente ensaio apresentamos uma análise sobre o "Poema de ser ou não ser", de António Gedeão, desenvolvendo algumas interpretações articuladas aos conceitos científicos que são abordados nos versos. Em particular, o trabalho foi norteado pelas ideias de Gaston Bachelard sobre o vínculo entre a Física Contemporânea e a Filosofia da Ciência. Além disso, fazemos uma reflexão sobre a contribuição do poema para o Ensino de Ciências.

home