Oficinas pedagógicas: analisando sua contribuição para a formação inicial de professores de Ciências e Biologia
Daiana Jardim Fonseca, Regina Rodrigues Lisbôa Mendes

Pesquisa sobre formação de professores: caracterização e proposições
Caio Samuel Franciscati da Silva

Radioatividade na concepção de estudantes de Angra dos Reis: um estudo investigativo
Thiago Rodrigues de Sá Alves, Jônatas Vicente Milato, Jeosafá de Paula Lima, Jorge Cardoso Messeder

Visualizando a seleção natural em sala de aula: emprego das imagens de paisagens adaptativas como recurso didático
Rogério Parentoni Martins, Marcos Costa Vieira, Francisco Ângelo Coutinho

Argumentamos sobre a importância do conceito de seleção natural para a compreensão da teoria da evolução e sobre o uso de imagens como mediador do processo de apropriação da linguagem científica. Expomos também sobre como os modos de construção e interpretação de paisagens adaptativas podem ser expressos. Paisagens adaptativas são representações gráficas da relação entre a aptidão darwiniana e atributos biológicos sujeitos à ação da seleção natural, em uma população de indivíduos da mesma espécie. Nossa hipótese é a de que o uso desse recurso didático poderá contribuir com o entendimento mais detalhado da seleção natural e fornecer uma melhor compreensão da microevolução. Ao final, deixamos algumas questões para orientar eventuais pesquisas futuras.

home