Oficinas
pedagógicas: analisando sua contribuição para a formação
inicial de professores de Ciências e Biologia
Daiana Jardim Fonseca, Regina Rodrigues Lisbôa
Mendes
Pesquisa
sobre formação de professores: caracterização
e proposições
Caio
Samuel Franciscati da Silva
Radioatividade
na concepção de estudantes de Angra dos Reis: um estudo investigativo
Thiago
Rodrigues de Sá Alves, Jônatas Vicente Milato, Jeosafá
de Paula Lima, Jorge Cardoso Messeder
Visualizando
a seleção natural em sala de aula: emprego das imagens de paisagens
adaptativas como recurso didático
Rogério
Parentoni Martins, Marcos Costa Vieira, Francisco Ângelo Coutinho
Neste trabalho investigamos a contribuição das oficinas pedagógicas na formação inicial de professores. A coleta de dados foi realizada em oficinas de Ciências e Biologia ocorridas na 20ª UERJ SEM MUROS, e no I Fórum de Zoologia da UNIGRANRIO. Os dados foram obtidos através de um questionário estruturado, distribuído ao final das oficinas. Os dados foram analisados de forma quantitativa e qualitativa. Para os participantes das oficinas, elas são um meio de complementação, atualização e aquisição de conhecimento a partir de um conteúdo específico, transmitido de forma rápida, prática, dinâmica e de fácil assimilação; é também um espaço onde podem ser produzidos novos conhecimentos, e uma forma de se estar em contínua aprendizagem, fixando conteúdos. Foi possível observar que as oficinas são mais uma alternativa para o desenvolvimento dos saberes necessários para a profissão docente. Possibilitam a construção e desenvolvimento de conhecimento através de trocas de experiências e debates.
![]() |
![]() |
![]() |