Oficinas pedagógicas: analisando sua contribuição para a formação inicial de professores de Ciências e Biologia
Daiana Jardim Fonseca, Regina Rodrigues Lisbôa Mendese

Pesquisa sobre formação de professores: caracterização e proposições
Caio Samuel Franciscati da Silva

Radioatividade na concepção de estudantes de Angra dos Reis: um estudo investigativo
Thiago Rodrigues de Sá Alves, Jônatas Vicente Milato, Jeosafá de Paula Lima, Jorge Cardoso Messeder

Visualizando a seleção natural em sala de aula: emprego das imagens de paisagens adaptativas como recurso didático
Rogério Parentoni Martins, Marcos Costa Vieira, Francisco Ângelo Coutinho

 

A pesquisa educacional tem apresentado, ao longo das últimas décadas, um crescente interesse pelos processos formativos da docência, de modo que a temática “Formação de Professores” consolidou-se como área de investigação e, sendo assim, adquiriu características específicas. Assim, buscaremos neste ensaio caracterizar as pesquisas desenvolvidas no âmbito da formação docente e discorrer, de maneira abreviada, sobre as principais orientações da literatura educacional referentes às necessidades formativas dos professores, particularmente, a indispensável associação entre ensino e pesquisa na prática docente. Neste contexto, ressaltaremos a importância de um profundo conhecimento de referenciais teóricos que permeiam a questão do professor enquanto pesquisador, tomando como exemplo a teoria do professor enquanto profissional reflexivo proposta por Schön.

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