Oficinas
pedagógicas: analisando sua contribuição para a formação
inicial de professores de Ciências e Biologia
Daiana Jardim Fonseca, Regina Rodrigues Lisbôa
Mendese
Pesquisa
sobre formação de professores: caracterização
e proposições
Caio Samuel Franciscati da Silva
Radioatividade
na concepção de estudantes de Angra dos Reis: um estudo investigativo
Thiago
Rodrigues de Sá Alves, Jônatas Vicente Milato, Jeosafá
de Paula Lima, Jorge Cardoso Messeder
Visualizando
a seleção natural em sala de aula: emprego das imagens de paisagens
adaptativas como recurso didático
Rogério Parentoni Martins, Marcos Costa
Vieira, Francisco Ângelo Coutinho
Um dos grandes desafios enfrentados pelos professores é conseguir associar os conteúdos ministrados em aula ao cotidiano dos alunos. Desse ponto de vista foi realizada uma pesquisa com estudantes da rede pública e privada de Angra do Reis (RJ), município que detêm as únicas usinas nucleares do Brasil, para saber como está a compreensão destes alunos acerca do tema Radioatividade. Os resultados mostraram que o tema é limitado chegando a ser de difícil acesso para os interessados, por mais que a escola seja a fonte de informação mais procurada pelos estudantes. A partir do momento de intervenção realizado pelo grupo de pesquisa, os alunos se interessaram mais em pesquisar e saber sobre a definição, obtenção e utilização da radioatividade.
![]() |
![]() |
![]() |