Iniciação à pesquisa em ensino de biologia e o papel da didática das ciências na formação do professor-pesquisador.
Juliana Mariani Santos, Suzana Maria Coelho, Rita Mara Bueno Timm.

As dificuldades na compreensão do sistema de teorias evolutivas.
Francisco Ângelo Coutinho, Fabrício Rodrigues dos Santos, Rogério Parentoni Martins.

A trajetória da comunidade Lagoa do Junco e o desafio de construir conhecimento com educação não formal.
Francisco Rosana Maria Gessinger, Leila Fátima Corrêa Job, Valderez Marina do Rosário Lima.

O que dizem os principais eventos da área de ensino de física com relação às atividades experimentais.
Aline Biscaino Portela, Sérgio Camargo.

 

O presente estudo tem como objetivo levantar e avaliar os trabalhos referentes a atividades experimentais divulgados nos anais dos principais eventos de ensino de Física, entre os anos de 2002 e 2007. Para isso fizemos um estudo dos artigos relacionados a esse tema disponíveis nas páginas do Simpósio Nacional de Ensino de Física (SNEF) e do Encontro de Pesquisa em Ensino de Física (EPEF). Foram consultados e classificados trinta e um artigos dos quais podemos perceber as temáticas mais pesquisadas no que se refere a atividades experimentais no ensino de Física. Também foi possível avaliar quais as preocupações dos pesquisadores e autores dos artigos dentro de cada proposta que envolvia experimentos no ensino de Física.

home