Iniciação à pesquisa em ensino de biologia e o papel da didática das ciências na formação do professor-pesquisador.
Juliana Mariani Santos, Suzana Maria Coelho, Rita Mara Bueno Timm.

As dificuldades na compreensão do sistema de teorias evolutivas.
Francisco Ângelo Coutinho Fabrício Rodrigues dos Santos, Rogério Parentoni Martins.

A trajetória da comunidade Lagoa do Junco e o desafio de construir conhecimento com educação não formal.
Francisco Rosana Maria Gessinger, Leila Fátima Corrêa Job, Valderez Marina do Rosário Lima.

O que dizem os principais eventos da área de ensino de física com relação às atividades experimentais.
Aline Biscaino Portela, Sérgio Camargo.

 

Com o objetivo de esclarecer algumas dificuldades inerentes à compreensão sobre o sistema de teorias evolutivas, o artigo analisa alguns de seus conceitos fundamentais e a maneira como estes conceitos devem ser adequadamente compreendidos como parte da estrutura do sistema de teorias evolutivas. Em seguida são apresentados alguns conceitos e problemas ontológicos inerentes à compreensão desses conceitos. Com isto, espera-se contribuir para o ensino de biologia, bem como orientar futuras pesquisas em ensino sobre evolução. Ao final, formulamos a hipótese de que a clara definição dos conceitos e a explicitação de sua base ontológica podem contribuir para uma melhor compreensão e ensino dos fenômenos evolutivos.

home