Iniciação à pesquisa em ensino de biologia e o papel da didática das ciências na formação do professor-pesquisador.
Juliana Mariani Santos, Suzana Maria Coelho, Rita Mara Bueno Timm.
As dificuldades na compreensão do sistema de teorias evolutivas.
Francisco Ângelo Coutinho
Fabrício Rodrigues dos Santos, Rogério Parentoni Martins.
A trajetória da comunidade Lagoa do Junco e o desafio de construir conhecimento com educação não formal.
Francisco Rosana Maria Gessinger, Leila Fátima Corrêa Job, Valderez Marina do Rosário Lima.
O que dizem os principais eventos da área de ensino de física com relação às atividades experimentais.
Aline Biscaino Portela, Sérgio Camargo.
O presente artigo apresenta o estudo que teve por objetivo compreender a relação entre educação ambiental e organização de agricultores da comunidade Lagoa do Junco em cooperativa, numa sociedade sustentável. Adotou-se como metodologia de pesquisa a observação participante e entrevistas não estruturadas, realizadas de maneira não formal. A análise deu origem ao texto explicitado na seção Educação ambiental, educação formal e educação não formal. Concluiu-se que a comunidade estudada construiu conhecimento com educação não formal por meio de cursos realizados no movimento, e evoluiu para a sustentabilidade devido à mudança de paradigma, ao passar da forma convencional de produção de alimentos para a orgânica.