Iniciação à pesquisa em ensino de biologia e o papel da didática das ciências na formação do professor-pesquisador.
Juliana Mariani Santos, Suzana Maria Coelho, Rita Mara Bueno Timm.

As dificuldades na compreensão do sistema de teorias evolutivas.
Francisco Ângelo Coutinho, Fabrício Rodrigues dos Santos, Rogério Parentoni Martins.

A trajetória da comunidade Lagoa do Junco e o desafio de construir conhecimento com educação não formal.
Francisco Rosana Maria Gessinger, Leila Fátima Corrêa Job, Valderez Marina do Rosário Lima.

O que dizem os principais eventos da área de ensino de física com relação às atividades experimentais.
Aline Biscaino Portela, Sérgio Camargo.

 

O artigo apresenta a vivência e reflexões de uma mestranda perante uma experiência de iniciação à prática da pesquisa realizada na disciplina de Didática das Ciências, em um curso de mestrado com alunos de Ensino Fundamental acerca de suas concepções sobre meio ambiente. Aponta elementos para reflexão advindos dessa experiência sobre os papéis da formação do professor pela pesquisa e da Didática das Ciências neste tipo de formação. O aprendizado de técnicas para identificar os conhecimentos prévios de alunos exercitadas em uma entrevista semiaberta e o reconhecimento de sua importância para direcionar melhor sua prática docente, integrando a teoria com a prática e considerando o aluno como sujeito histórico, são alguns dos frutos desta reflexão.

home