Aprendizagem: as questões de sempre,
a pesquisa e a docência
Dominique Colinvaux
Lições da Botânica:O Texto Literário no Ensino
de Ciências
Simone Rocha Salomão
Quem somos? De onde viemos? Para onde vamos?
Religião e ciência encontram-se nas aulas de ciências na escola pública.
Lana Cláudia de Souza Fonseca
Este texto tem por objetivo dialogar com os professores sobre a aprendizagem em ciências. Focalizando a aprendizagem como objeto da psicologia e como tema de pesquisas da área de educação em ciências, queremos compreender os processos escolares de aprendizagem em suas relações com o ensino. Em uma primeira parte, apresentamos a visão tradicional sobre aprendizagem em três esferas: para a escola, para a pesquisa em educação em ciências e para a psicologia. Em uma segunda parte, evidenciamos as rupturas operadas a partir da década de 70 do século 20, que mostram as bases do como pensamos sobre aprendizagem hoje. Na terceira e última parte, apontamos elementos que nos parecem contribuir para organizar a discussão teórica e prática sobre aprendizagem em ciências no contexto escolar.
![]() |
![]() |
![]() |