Aprendizagem: as questões de sempre, a pesquisa e a docência
Dominique Colinvaux
Lições da Botânica:O Texto Literário no Ensino
de Ciências
Simone Rocha Salomão
Quem somos? De onde viemos? Para onde vamos?
Religião e ciência encontram-se nas aulas de ciências na escola pública.
Lana Cláudia de Souza Fonseca
O ensino de ciências tem se constituído como um espaço de consolidação da hegemonia científica na sociedade, sendo as aulas de ciências um espaço desta situação. Pesquisando professores e alunos das escolas públicas municipais do Rio de Janeiro e utilizando como recorte a tensão entre o ensino do criacionismo e do evolucionismo, estabelecemos as possibilidades de superação do preconceito de saberes existente na escola pública e apresentamos propostas da mesma se tornar o espaço de um conflito saudável de saberes que, através da dialogicidade, da circularidade de saberes e da dupla ruptura epistemológica permita a construção compartilhada de conhecimentos na escola pública.
![]() |
![]() |
![]() |