Aprendizagem: as questões de sempre, a pesquisa e a docência
Dominique Colinvaux
Lições da Botânica:
O Texto Literário no Ensino
de Ciências
Simone Rocha Salomão
Quem somos? De onde viemos? Para onde vamos?
Religião e ciência encontram-se nas aulas de ciências na escola pública.
Lana Cláudia de Souza Fonseca
Este texto apresenta os principais fundamentos teórico-metodológicos, análises e resultados de um estudo que procurou investigar as aproximações entre as linguagens científica e literária, suas relações com o ensino e a aprendizagem e o papel potencializador da literatura na aprendizagem de Ciências no Ensino Fundamental. O trabalho utilizou como fio condutor a peça de teatro Lição de Botânica, de Machado de Assis. A pesquisa empírica foi desenvolvida com turmas de 6a série em escola pública de Macaé – RJ. Entre as referências teóricas destacam-se as noções de linguagens sociais e exotopia desenvolvidas pelo Círculo de Bakhtin.