Da construção ao uso em sala de aulade um vídeo didático de física térmica
Marcus Vinicius Pereira

Colaboração docente na área das Ciências Físicas e Naturais [...]
Marta Abelha, Idalina Martins, Nilza Costa

Divisão celular: uma forma lúdica para abordar o tema no ensino médio
Elisangela de Souza Cunha

O Debate téorico em torno do conceito de espécie [...]
Giselle Rôças, José Monteiro, Rodrigo Batista

A constituição de conceitos científicos em sala de aula requer práticas pedagógicas que busquem a transdisciplinaridade, permitindo que o estudante possa associar conhecimentos diversos durante o processo de aprendizagem. Estabeleceu-se o conceito de espécie para debate, discutindo suas variações nos aspectos biológicos e filosóficos, buscando a reflexão de matiz transdisciplinar. Relata-se os resultados da atividade realizada junto aos licenciandos sobre a “origem” e definições dos conceitos científicos, com a intenção de auxiliá-los a pensar, não somente nos conteúdos específicos de cada disciplina, mas também na perspectiva de estabelecimento de uma ponte entre elas, em uma genuína “experimentação” transdisciplinar.

 

 

home