Da construção ao uso em sala de aula de um vídeo didático de física térmica
Marcus Vinicius Pereira

Colaboração docente na área das Ciências Físicas e Naturais [...]
Marta Abelha, Idalina Martins, Nilza Costa

Divisão celular: uma forma lúdica para abordar o tema no ensino médio
Elisangela de Souza Cunha

O Debate téorico em torno do conceito de espécie [...]
Giselle Rôças, José Monteiro, Rodrigo Batista

A contribuição do laboratório tradicional para melhoria da aprendizagem de Física vem sendo discutida ao longo das últimas décadas. A necessidade de apresentar conceitos físicos através da fenomenologia é indiscutível, em especial na área de Física Térmica. A realidade da escola atual, com número de aulas semanais reduzido, infra-estrutura precária e professores com más condições de trabalho, remete à busca por estratégias alternativas que possam suprir essa necessidade. A utilização de vídeos didáticos com características próprias pode contribuir de forma eficiente para o aprendizado dos alunos e para a prática docente, devido à vantagem de otimização de tempo e espaço. Neste relato se discute o potencial do vídeo como ferramenta didática, a construção de um vídeo que trabalha conceitos da Física Térmica, além de recomendações e propostas de utilização do vídeo em sala de aula.

home