ESTUDO DA LEI DE FARADAY-LENZ NUMA PROPOSTA INCLUSIVA A PARTIR DA CONSTRUÇÃO DE UM GALVANÔMETRO SONORO
Ed-Ek Soares Silva
Jacques Cousteau da Silva Bor

CHUÁ! AS ÁGUAS VÃO ROLAR: RELATO DE UM PROJETO DE CIÊNCIAS COM BEBÊS
Maria Angélica Cezário

O COMPLEXO TENÍASE/CISTICERCOSE ABORDADO EM UM JOGO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS
Priscilla Elias Ferreira da Silva
Fernando Lourenço Pereira
Catarina Teixeira

Trabalhar com temas que relacionam as doenças parasitárias no ensino de ciências é um grande desafio em sala de aula. Partindo do pressuposto que a aprendizagem dos conceitos científicos depende da estratégia que o professor utiliza, o presente trabalho tem como objetivo analisar a construção e aplicação do jogo didático no processo de ensino-aprendizagem. Através de aulas dialogadas, analisamos quais os elementos que os alunos julgam importantes em relação às medidas de prevenção e tratamento das doenças parasitárias. Para a consolidação e ampliação do raciocínio, elaboramos um jogo didático que contemplou as principais características da doença parasitária teníase/cisticercose. Esse método de ensino lúdico auxiliou o professor de ciências e os alunos no processo de ensino-aprendizagem sobre a teníase, pois, na maioria das vezes, um assunto não compreendido em sala de aula pode ser explorado na forma de jogos, fazendo com que o raciocínio do aluno seja trabalhado.

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