ESTUDO DA LEI DE FARADAY-LENZ NUMA PROPOSTA INCLUSIVA A PARTIR DA CONSTRUÇÃO DE UM GALVANÔMETRO SONORO
Ed-Ek Soares Silva
Jacques Cousteau da Silva Bor

CHUÁ! AS ÁGUAS VÃO ROLAR: RELATO DE UM PROJETO DE CIÊNCIAS COM BEBÊS
Maria Angélica Cezário

O COMPLEXO TENÍASE/CISTICERCOSE ABORDADO EM UM JOGO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS
Priscilla Elias Ferreira da Silva
Fernando Lourenço Pereira
Catarina Teixeira

 

Neste trabalho é abordado o desenvolvimento de um dispositivo eletrônico para se perceber de forma auditiva os efeitos das Leis de indução de Faraday e de Lenz, visto que a compreensão dessas leis é base para o entendimento da geração, transmissão e utilização da energia elétrica. É proposta a construção de um dispositivo experimental com a possibilidade da interação aluno-experimento, tanto para alunos videntes como para alunos que apresentam algum tipo de deficiência visual. Este experimento consiste do uso de um circuito eletrônico para a "observação" da lei de Faraday e Lenz de forma sonora, no lugar do tradicional amperímetro. O circuito mede variações de corrente elétrica produzindo oscilações do som emitido. Assim, a partir de variações na frequência sonora percebe-se a co-relação com a variação da intensidade da corrente elétrica induzida, que é o ponto principal no fenômeno que se pretende abordar. Esta montagem do aparato eletrônico utiliza poucos componentes, e de fácil aquisição, o que o torna relativamente simples. Além disso, um pronto crucial é romper duplamente com formas convencionais de ensino, e estimular a utilização de recursos além do tradicional material de aula, propondo inovação da prática de ensino, uma vez respeitada à diversidade dos estudantes.

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