ESTUDO DA LEI DE FARADAY-LENZ NUMA PROPOSTA INCLUSIVA A PARTIR DA CONSTRUÇÃO DE UM GALVANÔMETRO SONORO
Ed-Ek Soares Silva
Jacques Cousteau da Silva Bor

CHUÁ! AS ÁGUAS VÃO ROLAR: RELATO DE UM PROJETO DE CIÊNCIAS COM BEBÊS
Maria Angélica Cezário

O COMPLEXO TENÍASE/CISTICERCOSE ABORDADO EM UM JOGO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS
Priscilla Elias Ferreira da Silva
Fernando Lourenço Pereira
Catarina Teixeira

O escopo desse relato apresenta o trabalho desenvolvido no projeto "Chuá! As águas vão rolar", desenvolvido com crianças na faixa etária de um a dois anos. Busca demonstrar que é possível a efetivação de um trabalho com crianças pequenas no tocante à construção das primeiras noções sobre Ciências na Educação Infantil. Foi efetivado no primeiro semestre de 2015, entre os meses de março a junho, no Centro de Educação Infantil (CMEI) Oito de Março, pertencente à Rede Municipal de Educação de Goiânia (RME). Procurou dialogar com diversos autores, tais como: Hernández (2002); Moraes e Torre (2006); Barbosa e Horn (2008); Barbosa (2010); Arce (2011). O projeto de Ciências surgiu do interesse que as crianças apresentavam a respeito da água e de seus movimentos, provocando curiosidades que não conseguiam saná-las sozinhas. Colaborou para que as crianças adquirissem novas percepções sobre o mundo que as cerca por meio de experiências sensoriais.

home