A
HISTÓRIA DA TEORIA ATÔMICA: UMA ANÁLISE FLECKIANA DE DALTON
A BOHR
Ehrick Eduardo Martins Melzer, Joanez Aparecida
Aires
O
TEMA ALIMENTAÇÃO EM LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS
Romulo Augusto de Carvalho Cardoso, Maria Cristina
do Amaral Moreira
OS
SABERES DOCENTES CONSTITUTIVOS DO PROFESSOR PESQUISADOR DE SUA PRÁTICA
PEDAGÓGICA
Daniele Correia
REFLEXÕES
SOBRE O ENSINO DE FÍSICA PARA DEFICIENTES VISUAIS
Maria
da Conceição de Almeida Barbosa-Lima, Giselle Faur de Castro
Catarino, Andre Luis Tato
Neste trabalho, refletimos sobre as várias condições necessárias, mas não suficientes, para que uma pessoa com deficiência visual, cego ou com baixa visão, seja capaz de acompanhar, respeitando as diferenças, em par de oportunidades com seus companheiros de turma, as aulas de física do ensino médio. Discutimos ainda: os obstáculos enfrentados para uma real efetivação da inclusão em todas as escolas brasileiras; a formação do professor de física para trabalhar neste novo cenário com o professor especialista em educação especial; a utilização da linguagem adequada, cuidadosa e detalhada para que as informações não sejam perdidas; e as possibilidades da experimentação, em laboratório, por esses novos educandos que estão chegando, cada dia mais, aos nossos bancos escolares. Como consideração final, ressaltamos a possibilidade do ensino e a aprendizagem da física, em uma turma inclusiva, onde haja pessoas com deficiências visuais, a partir de uma formação de professores transformadora, que valorize a parceria e a colaboração de todos os sujeitos envolvidos.
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