A HISTÓRIA DA TEORIA ATÔMICA: UMA ANÁLISE FLECKIANA DE DALTON A BOHR
Ehrick Eduardo Martins Melzer, Joanez Aparecida Aires

O TEMA ALIMENTAÇÃO EM LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS
Romulo Augusto de Carvalho Cardoso, Maria Cristina do Amaral Moreira

OS SABERES DOCENTES CONSTITUTIVOS DO PROFESSOR PESQUISADOR DE SUA PRÁTICA PEDAGÓGICA
Daniele Correia

REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE FÍSICA PARA DEFICIENTES VISUAIS
Maria da Conceição de Almeida Barbosa-Lima, Giselle Faur de Castro Catarino, Andre Luis Tato

O presente ensaio propõe-se a reunir argumentos em favor da reflexão na docência e da reflexão como um desdobramento da pesquisa. Ainda, coloca-se em evidência a importância do desenvolvimento dos saberes docentes necessários à formação do professor pesquisador e a indissociabilidade entre ensino e pesquisa na formação profissional do professor. Neste manuscrito, propõe-se uma nova categorização dos saberes docentes em: saberes dos conteúdos; saberes pedagógicos dos conteúdos; saberes pedagógicos gerais; saberes curriculares; saberes da experiência e saberes da pesquisa, os quais sugere-se como constitutivos do professor pesquisador, como um profissional crítico e reflexivo que exerce as funções de professor e de pesquisador sobre sua prática pedagógica.

home