A HISTÓRIA DA TEORIA ATÔMICA: UMA ANÁLISE FLECKIANA DE DALTON A BOHR
Ehrick Eduardo Martins Melzer, Joanez Aparecida Aires

O TEMA ALIMENTAÇÃO EM LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS
Romulo Augusto de Carvalho Cardoso, Maria Cristina do Amaral Moreira

OS SABERES DOCENTES CONSTITUTIVOS DO PROFESSOR PESQUISADOR DE SUA PRÁTICA PEDAGÓGICA
Daniele Correia

REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE FÍSICA PARA DEFICIENTES VISUAIS
Maria da Conceição de Almeida Barbosa-Lima, Giselle Faur de Castro Catarino, Andre Luis Tato

O presente estudo teve como interesse investigar as representações sobre alimentação nos livros didáticos de ciências. Selecionaram-se livros didáticos levando-se em consideração o uso e a escolha de professores do Ensino Fundamental. A metodologia baseou-se na análise do conteúdo de Bardin. Identificamos que os livros analisados têm uma representação de alimentação voltada aos aspectos disciplinares, apresentada principalmente na forma de conceitos e definições, incluindo pouco espaço às reflexões sobre hábitos alimentares, aspectos culturais, influência da mídia entre outros. Os resultados apontaram para uma alimentação focada no conteúdo da composição nutricional e pouca ênfase em abordagens relacionadas à promoção da saúde.

home