Música em Aulas de Química: Uma Proposta para a Avaliação e a Problematização de Conceitos.
Wilmo Ernesto Francisco Junior, Leidiane Caroline Lauthartte.

Ensinando quantidade de movimento: como conciliar o tempo restrito com as atividades de ensino investigativas na sala de aula?
Alex Bellucco do Carmo.

Utilizando a pedagogia de projetos para despertar o interesse da ciência em alunos do Ensino Fundamental II.
Carmem Lúcia Costa Amaral, Adilson dos Santos Guerra.

Este trabalho relata uma experiência em sala de aula utilizando a metodologia de projetos para despertar o interesse pela Ciência de alunos do Ensino Fundamental II. O tema escolhido pelos alunos para desenvolverem seus projetos foram Ervas Medicinais Com esse projeto eles realizaram pesquisa tanto junto à comunidade como bibliográfica, plantaram, acompanharam o crescimento de suas plantas, as coletaram e extraíram seus constituintes para preparação de derivados, os quais foram posteriormente expostos em uma Feira de Ciências. Os resultados mostraram que durante o desenvolvimento da metodologia proposta, os alunos se envolveram em uma experiência em que o processo de construção do conhecimento esteve ligado as práticas vividas levando-os ao interesse pela Ciência.

home