Música em Aulas de Química: Uma Proposta para a Avaliação e a Problematização de Conceitos.
Wilmo Ernesto Francisco Junior, Leidiane Caroline Lauthartte.

Ensinando quantidade de movimento: como conciliar o tempo restrito com as atividades de ensino investigativas na sala de aula?
Alex Bellucco do Carmo.

Utilizando a pedagogia de projetos para despertar o interesse da ciência em alunos do Ensino Fundamental II.
Carmem Lúcia Costa Amaral, Adilson dos Santos Guerra.

Propomos o uso de questões abertas como atividade de ensino que leva em conta parte do processo de investigação científica na sala de aula, como forma de minimizar a tensão entre a elaboração de atividades investigativas mais complexas e a falta de tempo para desenvolvê-las. Apresentamos uma série de questões sobre quantidade de movimento, utilizadas em sala de aula, que se apresentam muito úteis para a introdução deste tema, economizando tempo nas aulas de Física e criando um momento de repouso para o professor entre um laboratório aberto, por exemplo, e outra atividade, sem perder a noção de ensino por investigação de vista. Tais atividades se mostraram muito uteis em nosso trabalho nos últimos três anos, em uma escola pública do Estado de São Paulo, possibilitando uma participação ativa dos estudantes, que tiveram a oportunidade de exercitar seu raciocínio lógico-proporcional e suas habilidades de argumentação e escrita, além de adquirir os conteúdos propostos.

 

 

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