Música em Aulas de Química: Uma Proposta para a Avaliação e a Problematização de Conceitos.
Wilmo Ernesto Francisco Junior, Leidiane Caroline Lauthartte.

Ensinando quantidade de movimento: como conciliar o tempo restrito com as atividades de ensino investigativas na sala de aula?
Alex Bellucco do Carmo.

Utilizando a pedagogia de projetos para despertar o interesse da ciência em alunos do Ensino Fundamental II.
Carmem Lúcia Costa Amaral, Adilson dos Santos Guerra.

A diversificação no uso dos recursos didáticos é uma tentativa de superar o desinteresse pela Química e promover a reorganização em conteúdos. Uma alternativa promissora é o uso de músicas na educação científica, o que pode favorecer a aprendizagem, além de seu caráter lúdico. Neste trabalho é descrita uma atividade desenvolvida com estudantes de ensino médio de uma escola pública da cidade de Porto Velho/RO em que, após o estudo de funções orgânicas, foram solicitadas paródias como forma de avaliação. Os resultados mostraram uma elevada criatividade na elaboração das paródias, que por sua vez são fontes potenciais para a problematização de conceitos. Além disso, a estratégia favoreceu o desenvolvimento de questões de ordem pessoal como trabalho em grupo e expressividade em público, tendo ótima receptividade pelos participantes.

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