Kit mergulhe mais fundo: uma metodologia para o ensino-aprendizagem sobre os recursos hídricos em espaços não formais.
Augusto Fachín Terán, Adriana Araújo Pompeu Piza.

Redescobrindo a ciência nacional através de uma visita ao Laboratório de Pesquisa Pelletron.
Graciella Watanabe, Ivã Gurgel

Contribuição de atividades em espaços não formais para a aprendizagem de botânica de alunos do Ensino Básico.
André Perticarrari, Fernando Rossi Trigo, Marisa Ramos Barbieri.

Este relato de experiência esta relacionado à atual emergência sobre a problemática dos recursos hídricos e à carência de metodologias inovadoras no Ensino de Ciências no que diz respeito a sua preservação e conservação. O kit é produto de uma dissertação de mestrado, realizada com estudantes do 6° ano do Ensino Fundamental em uma escola situada na zona Norte de Manaus, Amazonas, cuja presença de mananciais é observável em todo o seu entorno. O nosso objetivo foi contribuir com uma metodologia para o ensino relacionada aos recursos hídricos através de experiências e atividades lúdicas em sala de aula e em espaços não-formais, promovendo um processo de ensino-aprendizagem condizente com a realidade da região Amazônica. Os resultados da pesquisa e as considerações sobre o percurso realizado permitiram a elaboração e aplicação de uma proposta para o ensino de Ciências com o kit que denominamos “Mergulhe mais fundo”, através do qual o tema água é ensinado, baseado na realidade da região Amazônica.