Estudo das aves e o hábito de aprisionar pássaros: uma experiência de ensino contextualizado na cultura local.
Elizabete Cristina Ribeiro Silva.

Jogo dos quatis: uma proposta de uso do jogo no ensino de ecologia.
Santer Alvares de Matos, Cláudia de Vilhena Shayer Sabino, Agnela da Silva Giusta

Análise de concepções sobre energia química antes e depois de uma atividade de ensino sobre rotulagem de alimentos.
Thárcila Cazaroti Brito, Denise Leal de Castro.

A educação química deve ser pautada na formação do cidadão, permitindo que o mesmo interaja com a sociedade desenvolvendo atitudes e valores mais críticos. Neste âmbito surgem os temas geradores, que atuam como peças fundamentais deste processo. Este trabalho teve como objetivo contextualizar o conteúdo de Energia, utilizando o tema Alimentos e a Rotulagem Nutricional como ferramenta para este método de ensino. O estudo foi realizado com alunos do segundo ano do ensino médio de uma escola pública, situada no município de Duque de Caxias no estado do Rio de Janeiro, no período de Março a Junho de 2008. O trabalho foi dividido em três etapas. Os resultados mostram que, antes da aplicação da aula contextualizada, a maioria dos alunos não sabiam definir Energia (84%), evidenciando que o ensino de energia é descontextualizado e desvinculado do cotidiano dos alunos, o que reflete na dificuldade de aprendizado apresentada pela maioria deles.

home