Estudo das aves e o hábito de aprisionar pássaros: uma experiência de ensino contextualizado na cultura local.
Elizabete Cristina Ribeiro Silva.

Jogo dos quatis: uma proposta de uso do jogo no ensino de ecologia.
Santer Alvares de Matos, Cláudia de Vilhena Shayer Sabino, Agnela da Silva Giusta

Análise de concepções sobre energia química antes e depois de uma atividade de ensino sobre rotulagem de alimentos.
Thárcila Cazaroti Brito, Denise Leal de Castro.

A compreensão dos conceitos de ecologia proporciona a formação da consciência, capaz de gerar ações visando à proteção ambiental local e global. Entretanto, alguns desses conceitos são de difícil apropriação, sendo necessários métodos alternativos para auxiliarem na fixação do conteúdo. Os jogos educativos promovem a assimilação dos conteúdos, criando realidades com regras, papéis, circunstâncias e suposições, levando os participantes à comunicação, à colaboração e ao relacionamento emocional com os pares e com o objeto. Para Piaget e Vygotsky, o jogo não é capaz de promover a aprendizagem. No entanto, favorece a aproximação do sujeito com o conteúdo, promovendo a fixação e, na maioria das vezes, favorecendo o acesso à zona de desenvolvimento proximal. Os objetivos deste trabalho são apresentar o Jogo dos Quatis como estratégia didática para o ensino de ecologia e ressaltar a importância do jogo educativo nos processos de ensino e aprendizagem.

 

 

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