Estudo das aves e o hábito de aprisionar pássaros: uma experiência de ensino contextualizado na cultura local.
Elizabete Cristina Ribeiro Silva

Jogo dos quatis: uma proposta de uso do jogo no ensino de ecologia.
Santer Alvares de Matos, Cláudia de Vilhena Shayer Sabino, Agnela da Silva Giusta

Análise de concepções sobre energia química antes e depois de uma atividade de ensino sobre rotulagem de alimentos.
Thárcila Cazaroti Brito, Denise Leal de Castro.

Um dos desafios para professores de Ciências na rede pública de ensino é, valendo-se dos poucos recursos disponíveis, tornar a aprendizagem mais significativa para os educandos. Entendendo que é desejável e possível estabelecer relações entre o conteúdo programático e a realidade local, o presente trabalho expõe um exemplo de contextualização para o tema “aves” nas aulas de Ciências. A experiência relatada tem se repetido por diversos anos, desde 2009, com algumas variações. O trabalho relatado foi desenvolvido em oito turmas do 7º ano do Ensino Fundamental (média de 35 alunos por turma) em uma escola municipal do subúrbio da cidade do Rio de Janeiro. Avaliações da experiência apontam sua eficácia, principalmente no que diz respeito ao desenvolvimento de crítica e da evolução da argumentação dos estudantes, e do seu melhor aproveitamento em testes escolares, a despeito da persistente dificuldade com vocabulário científico específico.

home