Proposta de Ensino de Química com uma abordagem contextualizada através da História da Ciência.
Romulo de Oliveira Pires, Thais Costa de Abreu, Jorge Cardoso Messeder.

A "Corujinha Que Rola": Uma Estratégia Para Discutir Conceitos Geométricos, Em Sala De Aula, Usando Origa
Dora Soraia Kindel

O ensino de física e matemática a partir do jato de água
Claudete Cargnin Ferreira, Adriana da Silva Fontes, Angela Mognon.

Este artigo é uma proposta de ensino com base na História da Ciência e contextualização no método CTS, com visão de uma melhoria e facilitação do ensino de acordo com os documentos oficiais. Analisa a influência dos livros didáticos e dos artigos publicados na revista Química Nova na Escola para aplicação desta proposta.Este trabalho relata os resultados obtidos por um projeto realizado com alunos de 1º ano do ensino técnico e pretende mostrar como a interdisciplinaridade pode contribuir com a aprendizagem da matemática e da física. A realização dessa atividade teve o objetivo de proporcionar, através de prática, a compreensão do uso das funções quadráticas para interpretar o comportamento de um corpo em movimento oblíquo. A reprodução do experimento, através da construção e interpretação de gráficos e a identificação das fórmulas, induziram os alunos a perceberem a relação existente entre a física e a matemática. Durante e após a aplicação do projeto, os alunos mostraram-se mais motivados ao estudo e interessados em resolver situações-problemas diversas.

home