Proposta de Ensino de Química com uma abordagem contextualizada através da História da Ciência.
Romulo de Oliveira Pires, Thais Costa de Abreu, Jorge Cardoso Messeder.

A "Corujinha Que Rola": Uma Estratégia Para Discutir Conceitos Geométricos, Em Sala De Aula, Usando Origami
Dora Soraia Kindel

O ensino de física e matemática a partir do jato de água
Claudete Cargnin Ferreira, Adriana da Silva Fontes, Angela Mognon.

Neste relato de experiência, apresentamos as discussões feitas por alunos, do 8º ano do Ensino Fundamental, enquanto desenvolviam uma atividade com origami para identificar relações entre as medidas de ângulos em paralelas cortadas por transversais. As etapas percorridas pelos alunos podem ser resumidas em três momentos: introdução da tarefa feita oralmente pelo professor; elaboração do registro sobre as observações feitas ao se desdobrar o origami e, discussão dos resultados, com toda a turma, das observações feitas nos pequenos grupos. Na análise do tipo de registros elaborados pelos estudantes, identificamos: a que elabora textos com desenhos; textos com colagem; apenas texto e textos com colagem e desenho. Quanto ao conteúdo matemático, podemos observar que os estudantes comparam as medidas entre os ângulos, identificam a posição relativa entre as retas como aspectos fundamentais a serem apresentados no relatório.

 

 

home