A internet como atividade integrante de uma prática docente
Flávio Chame Barreto


Interessar, Motivar, Criar - três estratégias para o ensino de ciências-
Luis Carlos de Menezes

Relato da experiência
em ensino de física em uma escola de formação
de professor Nível médio

Kátia Nunes Pinto

Um quadro para ser lido...
Maria Conceição Barbosa-Lima

Um consenso entre os docentes do Ensino Fundamental é que a introdução a alguns conteúdos de Ciências constitui um grande desafio, pois são temas geradores de muitas dúvidas, que podem persistir, caso esses fundamentos não sejam bem fixados. Para tornar esse processo mais efetivo e dinâmico, o docente pode utilizar ferramentas que facilitem o aprendizado, utilizando recursos que fixem conhecimentos por meio de uma atividade em que o aluno sinta prazer em realizá-la. Atualmente, esse tipo de estratégia, utilizando recursos da Informática, tem sido crescentemente proposto no ensino de algumas ciências no Brasil, pois atende a esses propósitos de forma diferenciada do contexto tradicional. O propósito deste relato é descrever como o uso da Informática, em especial da Internet, pode facilitar o trabalho docente, disponibilizando soluções para problemas pontuais na aprendizagem de temáticas complexas, auxiliando na discussão e na construção de conceitos pelo alunado de Ciências do Ensino Fundamental.

home