TRILHAS INTERPRETATIVAS: ENSINO DE BIOLOGIA PARA ESTUDANTES COM NECESSIDADES ESPECIAIS
Marilane de Jesus Ferreira
Elis Cristina Correr
Mariana Aparecida Bologna Soares de Andrade

TEATRO DE MAMULENGO E A QUÍMICA: UMA ALTERNATIVA
PARA LEVAR CIÊNCIA AO PÚBLICO

Daniela S. Jesus, Ortência P. Santiago, Edenilza M. Santana, Fernando C. Santos, Everton S. Oliveira, Marcelo Leite dos Santos, Edson José Wartha e Erivanildo L. da Silva

O presente trabalho teve como objetivo apresentar um relato de experiência com estudantes com deficiência visual em trilhas interpretativas. O projeto foi realizado no espaço urbano, em uma praça de uma cidade do interior do Estado do Paraná que apresenta diferentes espécies de plantas nativas e exóticas, possibilitando a aprendizagem de conceitos biológicos. Participaram da atividade 22 estudantes, sendo 10 cegos ou com baixa visão e 12 videntes, do Ensino Fundamental. Para o desenvolvimento da atividade foi realizado o mapeamento da praça visando verificar espécies nativas e exóticas, as espécies foram identificadas usando o nome comum e científico com placas em Braille que seriam lidas pelos estudantes cegos e com baixa visão e faladas para os estudantes videntes vendados. Com os roteiros interpretativos elaborados e aplicados na Trilha foi possível perceber por meio de relatos, que os estudantes veem a natureza de modo especial mediante estímulos sensoriais naturais, possibilitando o conhecimento biológico das espécies presentes na trilha.