A CONCEPÇÃO DE EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS/QUÍMICA PARA PROFESSORES EM FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA
Alex Pires de Mattos
Lizete Dilene Kotowski
Judite Scherer Wenzel


DOENÇAS NEGLIGENCIADAS DOS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS: UMA ANÁLISE A PARTIR DAS ABORDAGENS DE SAÚDE

Maricélea Silva do Nascimento
Rita Vilanova Prata

 

O texto tem como objetivo discutir a abordagem das doenças negligenciadas em dois livros didáticos de ciências aprovados no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), destinados ao sétimo ano do Ensino Fundamental. Realizamos a análise dos conteúdos dos livros considerando duas abordagens distintas de atenção à saúde, a saber, a Biomédica, focada na etiologia e prevenção de doenças e a Promoção da Saúde, baseada numa perspectiva ampliada, que considera, além dos determinante mencionados, os fatores sociais, econômicos e políticos das enfermidades. Foi possível, por meio das análises, identificar abordagens vinculadas às duas abordagens. No caso da Biomédica – que associamos à forma estável e tradicional do trabalho com as doenças infecciosas e parasitárias no ensino de ciências - os conteúdos do livro foram apresentados privilegiando a biologia dos parasitas, os sintomas e as formas de prevenção das doenças. Nos textos associados à Promoção da Saúde, identificamos a inclusão de determinantes vinculados às condições sociais das doenças e uma orientação para a participação política. Considerando a importância dos determinantes econômicos e sociais na etiologia destas doenças, destacamos a relevância da produção de textos com um viés mais crítico para o trabalho com esses conteúdos na educação em ciências.

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