A
CONCEPÇÃO DE EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS/QUÍMICA
PARA PROFESSORES EM FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA
Alex Pires de Mattos
Lizete Dilene Kotowski
Judite Scherer Wenzel
DOENÇAS
NEGLIGENCIADAS DOS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS: UMA ANÁLISE
A PARTIR DAS ABORDAGENS DE SAÚDE
Maricélea
Silva do Nascimento
Rita Vilanova Prata
O presente artigo aborda diferentes concepções de experimentação no Ensino de Ciências que foram identificadas num processo de formação de professores que contemplou diferentes sujeitos: licenciandos, professores da Escola Básica e professores formadores da Universidade. Os encontros formativos visam a uma articulação teórico-prática pela via da investigação-ação, de forma que todos os sujeitos participantes são colaboradores do processo. Os dados, que apresentamos, foram construídos mediante a degravação e análise das falas dos sujeitos num encontro de formação, cuja temática foi a experimentação. A metodologia empregada consistiu em princípios da Análise Textual Discursiva, com a elaboração de categorias emergentes que retrataram diferentes concepções de experimentação. Estas possibilitaram a identificação do lugar do sujeito e se mostram importantes para serem (re)discutidas no âmbito da formação de professores, em especial, para o Ensino de Ciências/Química.