CONSTRUINDO E ANALISANDO O SISTEMA RESPIRATÓRIO
Pamela Ullio

UMA ANÁLISE DO RENDIMENTO ESCOLAR DE ALUNOS DE UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA, NO CONTEXTO DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO
Antonio Marcos Alves Pereira, Vandeberg Ferreira Lima, Edilson Bezerra dos Santos Filho, Cicero Magérbio Gomes Torres

 

Implantado nas escolas públicas no ano de 2008, o Programa Mais Educação visa promover a ampliação da jornada escolar e a organização curricular, almejando a Educação Integral. Nesse sentido, o presente trabalho teve por objetivo analisar o rendimento escolar dos alunos, na disciplina de Ciências, antes e depois da implementação do Programa Mais Educação em uma escola pública no Estado do Ceará. A investigação, aqui delineada, contempla um estudo do tipo qualitativo de natureza exploratória documental, no qual, a partir do trabalho de campo, foram realizadas entrevistas e pesquisas, in locus, nos relatórios avaliativos de rendimento escolar dos estudantes. Face ao exposto, acredita-se que a melhoria na educação passa por uma intensa valorização dos professores, pela potencialização de uma política de formação continuada, mais recursos para as escolas em sua forma direta. No conjunto desses elementos, que a nosso ver não se apresenta- como um fim em si mesmo, mas como um dos caminhos a ser percorrido, expressar-se-á um ensino de qualidade e de formação integral para o aluno.

home