CONSTRUINDO E ANALISANDO O SISTEMA RESPIRATÓRIO
Pamela Ullio

UMA ANÁLISE DO RENDIMENTO ESCOLAR DE ALUNOS DE UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA, NO CONTEXTO DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO
Antonio Marcos Alves Pereira, Vandeberg Ferreira Lima, Edilson Bezerra dos Santos Filho, Cicero Magérbio Gomes Torres

 

Com a finalidade de desenvolver o aprendizado por meio do diálogo reflexivo, alunos do ensino fundamental foram mobilizados a construírem em grupo um modelo do sistema respiratório. A partir de uma atividade interativa organizada pela professora, os alunos se dividiram em seis grupos, na qual providenciaram materiais que auxiliaram na realização da tarefa como: quatro canudos, quatro bexigas, uma garrafa Pet de 500 ou 600 ml e fita durex. Em todo o processo, o diálogo esteve presente, principalmente na confecção da estrutura que permitiu que reconhecessem nela os órgãos que compõem o sistema em questão e percebessem a forma e textura do mesmo. Assim compreenderam que a respiração é um movimento muscular, principalmente do diafragma, e da caixa torácica que promovem uma diferença de pressão com o meio externo. Desta forma conclui-se que a confecção de modelos do corpo humano permite o diálogo e analogias que promovem uma aproximação ao conhecimento e à relação de semelhança entre o modelo e a estrutura real.

home