CONTRIBUIÇÃO DA SEGMENTAÇÃO DO TEXTO POR MEIO DA INSERÇÃO DE QUESTÕES NA APRENDIZAGEM DE BIOLOGIA
Danielle Dias Novais Pinto, Andréa Carla Leite Chaves, Cláudia de Vilhena Schayer Sabino, Francisco Ângelo Coutinho

O JOGO DIDÁTICO NO DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES COGNITIVAS PARA OS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO
Luanna Gomes de Gouvêa, Rita de Cássia Suart

 

Este trabalho investigou as habilidades cognitivas apresentadas por estudantes do segundo ano do ensino médio, de uma escola pública, durante a aplicação de um jogo. As aulas foram gravadas em áudio, transcritas e analisadas. Apesar de haverem respostas de alta ordem cognitiva, a maioria foi classificada em níveis cognitivos de baixa ordem, Isso pode ser justificado, por exemplo, pela não participação da professora na elaboração do jogo, o que pode ter gerado insegurança durante a sua realização, a crenças epistemológicas e metodológicas, implícitas ou explicitas, inerentes à prática docente da professora e, ainda, a fatores emocionais relacionados à aplicação de uma nova proposta em sala de aula, tanto por parte da professora, quanto dos alunos.

home