CONTRIBUIÇÃO
DA SEGMENTAÇÃO DO TEXTO POR MEIO DA INSERÇÃO DE
QUESTÕES NA APRENDIZAGEM DE BIOLOGIA
Danielle Dias Novais Pinto, Andréa Carla
Leite Chaves, Cláudia de Vilhena Schayer Sabino, Francisco Ângelo
Coutinho
O
JOGO DIDÁTICO NO DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES COGNITIVAS PARA OS
ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO
Luanna
Gomes de Gouvêa, Rita de Cássia Suart
A Biologia é uma disciplina complexa que exige o processamento de um grande número de informações pelos alunos, o que pode acarretar dificuldades na aprendizagem. No presente trabalho desenvolve-se uma estratégia metodológica visando facilitar o processamento de informações, de um conteúdo de Biologia, de forma a contribuir para a aprendizagem por parte do aluno. A estratégia envolveu a segmentação de um texto presente em um livro didático por meio da inserção de questões. O material segmentado foi estudado pelos alunos que, posteriormente, foram submetidos a um teste sobre o conteúdo abordado. O teste mostrou que os alunos que estudaram o texto segmentado tiveram desempenho significativamente melhor, ou seja, recordaram e compreenderam melhor as informações principais do texto. Isso mostra que a metodologia aqui proposta pode ser útil em estratégias de leitura e compreensão de informações textuais de Biologia, em sala de aula.