Concepções
de estudantes sobre a Ciência em uma turma de Educação
de Jovens e Adultos
Nicole Glock Maceno
Simulando como partes
do sistema respiratório funcionam para melhor compreendê-lo
Raquel Weyh Dattein, Roque Ismael da Costa Güllich,
Erica do Espírito Santo Hermel, Jane Elise Dewes Abdel
Esse artigo faz referência à análise de uma aula de Ciências sobre a simulação da respiração humana, desenvolvida a partir da construção de um pulmão artificial (modelo também conhecido como pulmão de copo), pelos alunos do oitavo ano do Ensino Fundamental. Esta ação foi possível pela implantação do Curso de Graduação em Ciências: Biologia, Física e Química - Licenciatura na Universidade Federal da Fronteira Sul, que ofertou 15 bolsas para seus alunos, do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBIDCiências), cujo projeto prevê uma metodologia pautada na perspectiva da experimentação no Ensino de Ciências. Podemos averiguar nesse relato de experiência, que os alunos da escola ressignificaram seus conceitos, usufruindo de uma aprendizagem mais consistente através da experimentação. Os encontros nas escolas têm promovido uma maior atenção à experimentação no ensino de Ciências, tanto em práticas na sala de aula, quanto no laboratório de Ciências, e na revitalização dos mesmos.