Concepções
de estudantes sobre a Ciência em uma turma de Educação
de Jovens e Adultos
Nicole Glock Maceno
Simulando
como partes do sistema respiratório funcionam para melhor compreendê-lo
Raquel Weyh Dattein, Roque Ismael da Costa Güllich,
Erica do Espírito Santo Hermel, Jane Elise Dewes Abdel
Neste texto problematizamos as concepções sobre a Ciência manifestas por seis estudantes de uma turma de Educação de Jovens e Adultos. No primeiro dia de aula da disciplina de Química, perguntamos aos discentes O que você pensa sobre a Ciência? e solicitamos que as respostas fossem expressas na forma de desenhos com explicações por escrito. Ao analisarmos tais desenhos, constatamos que os estudantes de EJA entendiam a Ciência como puramente técnica, generalista e salvacionista, isenta de limitações e de implicações sociais. Diante deste cenário, planejamos e desenvolvemos discussões, leituras, atividades e aulas que retratassem outras perspectivas da Ciência, tais como uma construção de homens e mulheres passível de erros e uma das formas de entender o mundo físico e natural.