Cultura
jovem e internet: mudanças no aprender e seus reflexos para o ensino
de Biologia
Bárbara Franco Vieira, Luciana Resende Allain
PROJETOS
PEDAGÓGICOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: REFLEXÕES SOBRE
O DESENVOLVIMENTO DO PROJETO BORBOLETAS
Rúbia Emmel, Luciara Cristiane
Pedroso da Silva, Tamara Mucha, Maria Cristina Pansera-de-Araújo
Este estudo apresenta experiências e reflexões acerca do "Projeto Borboletas", desenvolvido em turmas de Jardim A, da Educação Infantil. O trabalho baseou-se na prática com projetos pedagógicos, em diálogo com Vygotsky (1984); Hernández; Ventura (1998); Junqueira (2005); Barbosa (2006); Barbosa; Horn (2008). O projeto considerou os interesses, dúvidas e questionamentos das crianças sobre as borboletas. A pesquisa sobre a temática, os recursos utilizados e as atividades proporcionadas visavam responder a curiosidade das crianças, mediando ações através do diálogo com elas e com outros professores. A implementação do projeto foi acompanhada de uma investigação, que envolvia professores e alunos, como aprendentes e pesquisadores. O projeto contribuiu para o desenvolvimento cognitivo das crianças formando uma nova consciência sobre o ambiente, os seres vivos e as relações estabelecidas.