Cultura
jovem e internet: mudanças no aprender e seus reflexos para o ensino
de Biologia
Bárbara Franco Vieira, Luciana Resende
Allain
PROJETOS
PEDAGÓGICOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: REFLEXÕES SOBRE
O DESENVOLVIMENTO DO PROJETO BORBOLETAS
Rúbia
Emmel, Luciara Cristiane Pedroso da Silva, Tamara Mucha, Maria Cristina Pansera-de-Araújo
Este trabalho é fruto de um estudo realizado em 2010 junto ao Ensino Médio da escola parceira do PIBID Biologia/Unifal-MG, sobre a incorporação pela escola, de uma nova cultura jovem, marcada pelo uso intenso da internet e de outras linguagens midiáticas. Por meio da observação do contexto escolar e de um questionário sociocultural aplicado aos alunos, percebemos grande desinteresse destes quanto às aulas tradicionais de Biologia. Apuramos que os alunos encontram-se cercados de mídias, em especial a digital, fazendo uso desta para inúmeras finalidades. Detectamos também uma grande dificuldade entre os alunos em construir opiniões, argumentos e textos. Frente a este diagnóstico, buscamos fazer uso pedagógico da internet, por meio de um jogo veiculado em um site de relacionamentos. Como resultado obtivemos maior envolvimento dos alunos nas aulas, contextualização dos conceitos tratados em sala, aumento da curiosidade e da criticidade quanto às mensagens veiculadas pela mídia.