CAMINHÃO
DA CIÊNCIA: divulgação científica no oeste da Bahia
Valdeilson Souza Braga, Emilayne Cristina Viana de Magalhães,
Thaianne Rodrigues da Silva Guedes, Fábio Alan Carqueja Amorim, Eduardo
Luiz Dias Cavalcanti, Daniel Alves Cerqueira, Erivanildo Lopes da Silva, Poty
Rodrigues de Lucena, Oldair Donizeti Leite
ESTRATÉGIAS DE
ENSINO E CONTEÚDOS DO CURSO DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES
AMBIENTAIS: trabalhando a Educação Ambiental no licenciamento
de petróleo
e gás
Laísa Maria Freire, Reinaldo Luiz Bozelli, Isabel
Martins
Inseridos em um contexto de educação ambiental (EA) não-formal, nos focamos em um processo peculiar de formação de educadores(as) ambientais que é a formação para atuação no licenciamento ambiental. Neste relato, apresentamos a proposta do Curso de Formação de Educadores Ambientais (CFEA) desenvolvido no âmbito do Projeto Pólen, um projeto de EA no processo de licenciamento ambiental da produção de petróleo e gás no Brasil. O CFEA foi voltado para professores e técnicos de secretarias de Meio Ambiente e de Educação de municípios do litoral fluminense. Ao longo do curso, os temas relacionados à cadeia produtiva de petróleo e temas gerais da EA foram trabalhados através de palestras, atividades lúdicas, atividades em campo, estudos em grupo e acompanhamento contínuo. A proposta pedagógica do curso buscou a formação de sujeitos para o enfrentamento da problemática ambiental e participação nos processos de gestão ambiental, interferindo nas decisões dos rumos socioambientais da região.
![]() |
![]() |
![]() |