CAMINHÃO DA CIÊNCIA: divulgação científica no oeste da Bahia
Valdeilson Souza Braga, Emilayne Cristina V. de Magalhães, Thaianne R. da Silva Guedes, Fábio Alan C. Amorim, Eduardo Luiz D. Cavalcanti, Daniel A. Cerqueira, Erivanildo Lopes da Silva, Poty Rodrigues de Lucena, Oldair Donizeti Leite

ESTRATÉGIAS DE ENSINO E CONTEÚDOS DO CURSO DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES AMBIENTAIS: trabalhando a Educação Ambiental no licenciamento de petróleo e gás
Laísa Maria Freire, Reinaldo Luiz Bozelli,
Isabel Martins

O Projeto O Caminhão da Ciência tem como objetivo promover a popularização da ciência, realizando atividades de divulgação científica no Oeste da Bahia, possibilitando que o publico atendido adquira conhecimentos básicos sobre a ciência e a tecnologia. A equipe do projeto é constituída por professores que orientam alunos (bolsistas e voluntários) nas áreas de física, geologia, matemática, biologia, engenharias e química. Temáticas têm sido desenvolvidas utilizando experimentos didáticos empregando materiais alternativos, palestras, vídeos, pôsteres e oficinas, apresentando-as em escolas e espaços públicos. Os resultados mostram a socialização do conhecimento entre os monitores e a comunidade assistida, o aumento no interesse pela ciência por parte dos alunos (monitores e alunos atendidos), além da motivação de professores da educação básica para desenvolverem atividades que estimulem os seus alunos. Deste modo, o projeto vem contribuindo com a difusão de conceitos científicos, promovendo a interação entre a Universidade e a sociedade.