A reativação do Laboratório de Ciências como uma estratégia didático-pedagógica: o caso da valorização dos alunos da turma da 1ª. Série F do Ensino Médio.
Luiz Gonzaga Roversi Genovese

Física no ensino fundamental: a quinta da experiência.
Marcos Gervânio de Azevedo Melo, Luciana Santos de Azevedo.

O presente trabalho apresenta a experiência de um professor de Física que lecionou a disciplina de Química, numa escola central, na busca pelo resgate e valorização da turma da 1ª. Série F do Ensino Médio, formada, em sua grande maioria, por alunos oriundos de bairros periféricos de uma cidade do interior paulista. A reativação do Laboratório de Ciências daquela escola, pertencente à Rede Pública, foi empregada como estratégia didático-pedagógica tanto para a socialização dos alunos quanto para favorecer suas aprendizagens na disciplina de Química. Tais estratégias culminaram em uma relevante motivação da referida turma de 1ª. Série F e uma mudança de postura da comunidade escolar em relação aos alunos e ao professor.

home