Comunicação em museus: uma oficina de elaboração de etiquetas.
Talita Carbonese, Ana Maria Yoshitake, Eliana Morita, Ana Clara Renó, Marcela Fejes.

Estudo exploratório da conceitualização de museu por universitários.
Débora de Mello Gonçales Sant´Ana, Orlete Maria Pompeu de Lima, Tayná Ceccon Martins.

Objetivou-se investigar a conceitualização que estudantes universitários têm sobre o que é Museu, por meio de um estudo qualitativo na área das representações sociais. Desenvolveu-se a pesquisa em duas etapas com universitários do terceiro ano de Pedagogia. As etapas se subdividiram em três fases: a primeira de associação livre, a segunda com a classificação livre e a terceira fase a classificação dirigida. O tratamento estatístico fez-se através do programa Statistical Package for the Social Sciences - SPSS for Windows, versão 17.0. A confiabilidade do instrumento foi obtida usando o coeficiente Tau de Kendall e as percepções através do Escalonamento Multidimensional (MDS). Os dados foram interpretados a partir da Teoria das Facetas. Após a visita ao Museu Interdisciplinar de Ciências o repertório de palavras foi modificado, visto que o contato com o acervo permitiu novas construções conceituais que puderam modificar a percepção diante do espaço museológico.