A lei de ohm na ponta do lápis
Jacques Cousteau da Silva Borges, Maxwell Pedro de Lima, Claudio Cesar de Medeiros Braga

E = mc2: As idéias de Einstein sobre educação
Maria Lúcia M. Smolka, Rodrigo Siqueira-Batista, Ricardo Alves Ferreira, Giselle Rôças, José A. Helayel-Neto

 

O legado científico de Albert Einstein – especialmente a Teoria da Relatividade (Especial e Geral) – é internacionalmente conhecido, em conseqüência das radicais transformações promovidas na Física no século XX. Seu pensamento em relação à educação, entretanto, é bem menos divulgado, a despeito do caráter profundamente vanguardista – mesmo hoje, em pleno século XXI –, expresso em algumas de suas concepções sobre as instituições educacionais, a atividade docente e os processos de ensino-aprendizagem. É sobre esta vertente das concepções de Einstein – a preocupação e a ocupação com uma educação fundamentada em princípios como: liberdade, responsabilidade, criatividade e humildade – que será constituída a argumentação do presente ensaio.

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