A lei de ohm na ponta do lápis
Jacques Cousteau da Silva Borges, Maxwell Pedro de Lima, Claudio Cesar de Medeiros Braga

E = mc2: As idéias de Einstein sobre educação
Maria Lúcia M. Smolka, Rodrigo Siqueira-Batista, Ricardo Alves Ferreira, Giselle Rôças, José A. Helayel-Neto

 

Quando os professores falam de resistores elétricos, rapidamente referem-se à idéia de aquecimento, relembrando equipamentos como lâmpadas incandescentes ou chuveiros elétricos, embora, nem sempre relacionem a energia térmica com a energia elétrica. O presente trabalho descreve uma atividade experimental interdisciplinar em que os alunos relacionam grandezas tais como comprimento, massa, pureza e espessura de alguns grafites utilizados no cotidiano escolar com a intensidade de corrente, resistência e aquecimento. A atividade envolve a aplicação de uma tensão em um circuito, no qual os resistores são diferentes grafites em seu comprimento padrão, com várias espessuras (0.5, 0.7 e 0.9 mm) e durezas (2B, B, HB), com o objetivo de relacionar como a estrutura, dureza, espessura e comprimento dos materiais interferem na condução de eletricidade e calor, relacionando conceitos físicos e químicos(...)

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